Estratégia de Panfletagem para atrair Novos Clientes

A panfletagem funciona?

A verdade é que apenas entregar panfletos/flyers não funciona, mas isso não quer dizer que panfletar não é eficiente.

Você já teve esta experiência: receber um panfleto na rua de um completo desconhecido sem qualquer explicação?

Você pode até pegar o material, mas assim que encontrar uma lixeira, o joga fora, muitas vezes sem sequer analisar o seu conteúdo, não é mesmo?

Se o que você procura é uma estratégia para atrair novos clientes, acompanhe a seguir uma como utilizar esse recurso da forma certa!

Como Panfletar da Maneira Certa?

Conheça passo a passo a estratégia de panfletagem que vários parceiros têm utilizado para gerar mais oportunidades de negócio com Vizinhança Colaborativa:

Produção dos Panfletos

É fundamental definir a região com base em alguns critérios, como: principais provedores de internet da região, política de abertura de portas de rede, criminalidade no bairro e renda per capita dos moradores.

Ter esse tipo de informação clara vai lhe poupar investir tempo, energia e dinheiro em uma região que ainda não comporta o seu serviço. 

Uma vez definida a região que você irá abordar comercialmente, então você precisa produzir o material de panfletagem. Em sua plataforma Camerite, na aba CRM > Kit de Marketing você encontrará artes prontas para panfletos/flyers.

Basta escolher o flyer que mais conversa com seu público-alvo, levá-lo a uma gráfica de sua preferência para inserir assim suas informações de contato e fazer a impressão.

Quanto à quantidade de panfletos a serem impressos, tenha em mente a área que pretende abordar. Em nossa experiência com parceiros, aconselhamos a impressão de pelo menos 1 milheiro para iniciar, já que você poderá utilizar os panfletos para abordar outras ruas, bairros e/ou regiões.

Se você vai utilizar um carimbo para inserir os seus dados de contato nos flyers, lembre-se de imprimir em papel fosco, assim, você garante que a tinta não borre no contato com as mãos.

Uma vez impressos, podemos passar ao próximo passo da estratégia de panfletagem. 

Distribuição e Apresentação

O melhor momento para uma ação de panfletagem é aos fins de semana. Isso aumenta as chances de você encontrar o proprietário em casa. 

Sozinho ou com uma equipe, distribua então os panfletos nas casas, uma rua de cada vez, abordando os moradores porta a porta.

Informe que sua empresa possui um projeto de vizinhança colaborativa para melhorar a segurança no local, fale brevemente sobre, mas não mencione preço.

Faça perguntas para entender como as pessoas na região se sentem em relação à segurança.

Perguntas

Aqui estão algumas boas perguntas que podem auxiliá-lo nessa primeira abordagem, lembre-se de usá-las:

  • Você já foi assaltado próximo a sua casa?
  • Já entraram em sua residência? 
  • Alguma pessoa suspeita já abordou você na rua?
  • Houve algum assalto na região que você tenha conhecimento?
  • Houve algum roubo de carro na região que você tenha conhecimento?
  • Você passou por alguma situação de insegurança recentemente? 

Além disso, pergunte se o morador estaria disposto a hospedar uma câmera de teste em sua casa, explique que ele terá acesso à câmera por todo o período sem nenhum custo. 

Para os moradores que se mostrarem dispostos a colocar uma câmera em frente a sua casa, cedendo acesso a sua internet para conexão, pergunte (e anote) com qual provedor ele contrata seu link de internet. 

Finalizando a abordagem, aproveite para solicitar os dados de contato do morador com a promessa de liberar um período de teste, quando houver então uma câmera na região.

Finalizada a sua distribuição e abordagem na região, você terá vários contatos registrados, informações da criminalidade e possivelmente alguns interessados em hospedar uma câmera de teste. O que nos leva então ao próximo passo.

Conexão de uma câmera na região

É normal que as pessoas queiram testar um serviço antes de contratá-lo. As grandes marcas normalmente oferecem períodos de teste a seus usuários.

Assim, as pessoas podem conferir a qualidade do serviço e esclarecer dúvidas antes de fechar negócio. Netflix e Spotify são algumas das empresas que praticam essa estratégia.

Uma demonstração com câmeras de outra região, distante da realidade das pessoas abordadas se mostra significativamente menos efetiva.

Quando você libera um teste com câmeras no próprio local abordado o apelo é muito maior, como mostram os resultados de nossos parceiros.

Por isso, é importante gerar uma demonstração local e liberar um período de teste para que os moradores se familiarizar com seu serviço e os benefícios que ele tem a oferecer. 

Agora que você possui uma lista de pessoas dispostas a hospedar uma câmera de teste, verifique quais são os provedores que eles utilizam.

Entre em contato com os provedores e entenda qual a política de liberação de portas, pois caso você utilize câmeras conectadas via protocolo RTSP, esse procedimento será necessário. 

Descarte a possibilidade de teste na residência de pessoas que contratam internet com provedores que não fazem a liberação de portas.

Entre os candidatos que ainda permanecem em sua lista, entenda quais possuem posições estratégicas, de preferência que estejam mais ao centro da área abordada.

Quando tiver definido onde você irá conectar suas câmeras, entre em contato com os moradores novamente e retome o assunto. Agende uma visita e vá até o local para a instalação dos equipamentos. Recomendamos uma demonstração com 2 a 4 câmeras. Assim você consegue uma boa cobertura e entrega uma melhor experiência de teste.

Colete a assinatura do morador em uma declaração simples, que você pode acessar clicando aqui.

Configurações na Plataforma

Antes de liberar o acesso a todos moradores, monitore as gravações por dois ou três dias. Assim, caso seja necessário, você pode ajustar alguma configuração e evitar que durante o teste haja algum imprevisto, descredibilizando sua demonstração.

Para facilitar a distribuição de acessos à demonstração, você pode utilizar alguns recursos de sua plataforma:

  • Primeiro, crie um novo grupo em CRM, na aba Grupos. Habilite os botões Habilitado, Grupo de Chat e Grupo Padrão.
  • Na aba Câmeras, selecione as câmeras que você instalou para demonstração e adicione elas ao grupo.  
  • Na aba Permissões, habilite os botões Visualizar Timeline da Câmera, Receber notificações de Alerta e Disparar Alerta. 
  • Depois disso, acesse a aba Plataforma no CRM e depois clique em Configuração Avançada. 
  • Desmarque a opção Desabilitar criação de usuários anônimos.

Ainda nessa mesma tela, a direita você encontrará opções para Customizar campos de registro de usuários, onde você selecionará que informações são obrigatórias para se cadastrar. Nossa sugestão é manter como Obrigatório apenas os campos Telefone, Bairro e Rua.

Essas configurações permitirão que os próprios usuários se cadastrem em sua plataforma, sem que você precise fazer isso manualmente.

Além disso, cada novo usuário cadastrado será colocado no grupo Demonstração automaticamente, e terá acesso à câmera que você disponibilizou para teste. 

Assim, tudo que você precisa fazer é compartilhar um link com os moradores para que eles mesmos se cadastrem e comecem a testar. 

Depois de instalar a câmera e se certificar de que tudo está configurado adequadamente, passamos então ao nosso próximo passo.

Grupo de WhatsApp

Agora é hora de comunicar os moradores. Com os contatos que você coletou em sua abordagem porta a porta, crie um grupo de WhatsApp.

Depois de criado o grupo, compartilhe o link de cadastro de sua plataforma, conforme apresentado no vídeo abaixo e instrua os moradores sobre como baixar o aplicativo e se cadastrar. 

Informe que já existem câmeras na região prontas para serem testadas pela comunidade. Coloque um prazo para cadastro e um prazo para término do teste.

O prazo do cadastro serve para criar urgência, ou seja, o que você quer é que as pessoas experimentem seu serviço. Por isso, utilizar esse recurso de escassez como gatilho para ação vai ajudar.

Informe que o cadastro para teste inspira em 48h e, a partir disso, o usuário tem direito a 7 dias de experiência com o aplicativo.

Depois do período de 48 horas, em sua plataforma, em CRM, Plataforma, Configuração avançada, marque novamente a opção Desabilitar criação de usuários anônimos.

Isso fará com que o campo Cadastrar não esteja mais disponível em sua plataforma. Caso alguém tenha perdido o prazo e entre em contato com você para se cadastrar, não tem problema, faça você mesmo o cadastro desse usuário. 

Para os moradores que não possuem WhatsApp, será necessário entrar em contato via telefone ou e-mail, garantido assim que todos sejam avisados sobre o teste. Nesse momento, concentre-se em conduzir os moradores a terem acesso ao aplicativo e às câmeras de demonstração. 

Se for preciso, faça contato com as pessoas individualmente para verificar se tiveram alguma dificuldade para se cadastrar e as auxilie. Uma vez que os interessados já se cadastraram e têm acesso à demonstração, seguimos para o próximo passo. 

Período de teste (Demonstração)

Durante os sete dias de teste que você cedeu aos usuários, envie informações para o grupo de WhatsApp como o vídeo sobre vizinhança colaborativa, notícias sobre a regiões monitoradas que tiveram o índice de criminalidade diminuído pelo uso de câmeras.

Junte os dados de sua pesquisa e apresente no grupo estatísticas sobre a segurança local:

  • Na região X, ocorrerão XX assaltos no último ano;
  • X invasões a domicílio;
  • X carros foram roubados;
  • X pessoas passaram por algum tipo de situação de insegurança;

Assim, você consegue informar as pessoas sobre a segurança da região e então começar a introduzir a sua solução.

No grupo, mostre como utilizar o botão de alerta e como ele pode auxiliar os moradores em uma situação de insegurança. Demonstre como o Chat pode ser uma excelente ferramenta para compartilhar informações pertinentes. Mostre as funcionalidades, os recursos e os benefícios que o seu serviço pode oferecer aos moradores da região. 

Atenção: você não vai falar de preço neste momento, pois não interessa o quanto custa, você está oferecendo uma demonstração gratuita. Siga essa estratégia até o fim do prazo de sua demonstração. Mantenha-os engajados no uso do aplicativo por todo o período.

Suspensão do acesso após o teste

Um pouco antes do período de teste finalizar, avise aos moradores via WhatsApp que o serviço será suspenso, e que os interessados devem entrar em contato para maiores informações. 

Quando a demonstração chegar ao fim, avise novamente a todos que o período de teste gratuito se encerrou e que o acesso ao aplicativo será então suspenso. 

Essa ação é importante para os próximos passos, por isso, a não ser que possua alguma boa justificativa, não amplie o período de testes.

Abordagem comercial

Depois de suspender o acesso à câmera de demonstração, começaremos a abordagem comercial com os moradores. 

Contato passivo 

Inicie a proposta comercial com essas pessoas que entrarem em contato com você. Primeiramente entenda se elas possuem alguma dúvida ou objeção referente aos seus serviços.

Apresente os detalhes de seu projeto, e somente quando não houver mais dúvidas, apresente o que está incluso no serviço, condições para pagamento e como serão os passos seguintes após o fechamento. 

Contato ativo

Quanto aos demais, você deverá contatá-los individualmente via telefone para entender como foi o período de testes, sanando as dúvidas e então apresentando uma proposta comercial.

Lembre-se: apenas quando não houver mais objeções ou dúvidas é que você deve falar sobre valores. Antes disso, será um “tiro no próprio pé”.

Finalizando

Chegamos ao fim da estratégia de panfletagem para prospecção de novos clientes. Essas são algumas ações práticas comprovadas pela análise da experiência de nossos parceiros que você pode colocar em prática hoje mesmo.

Tem alguma estratégia que você utiliza para prospectar novos clientes que não foi mencionada aqui? Compartilhe suas experiências com a gente deixando um comentário abaixo!

About Felipe Madruga

Marketing na Camerite

2 thoughts on “Estratégia de Panfletagem para atrair Novos Clientes”

  1. Boca a boca, mais ja fiz uns panfletos e não usei ainda quero usar neste mês de Setembro. ‘

    1. Excelente Edivaldo!
      Se tiver alguma duvida sobre a estratégia, não deixe de falar com nossos gerentes de parceria.
      Estamos a disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *