O que é DDNS?

Se quisermos conectar uma câmera na plataforma Camerite, disponível a partir de qualquer local da Internet e não temos um endereço IP público e estático, mas sim um endereço IP dinâmico fornecido pelas operadoras/provedores de internet, temos que usar o serviço DDNS (Dynamic Domain Name System).

Geralmente, as operadoras/provedores não fornecem endereços IP públicos e estáticos para seus clientes. Estes endereços são públicos, porém dinâmicos, o que significa que estes se alteram a cada reconexão. Nesta situação, seria impossível conectar uma Câmera IP ou DVR em nossa plataforma, porque o endereço IP na porta WAN do Modem/Roteador seria alterado.

A solução para este problema é fornecida pelo serviço DDNS (Dynamic Domain Name Server). Da mesma forma que o servidor DNS, que fornece um banco de dados contendo as relações entre o domínio e os endereços IP, mas neste caso, este banco de dados pode ser atualizado a pedido do proprietário do domínio. Graças a esse recurso, o servidor estará disponível no endereço do domínio independentemente do seu número IP público.

Para conectar câmeras à plataforma, utilize então IP externo/válido/público do tipo dedicado/fixo/estático ou DDNS, DynDNS ou No-IP (para quem não tem IP externo dedicado, pois muda em tempos em tempos). CLIQUE AQUI e veja um vídeo que vai esclarecer essa questão para você! 🙂

O DDNS do próprio fabricante pode não funcionar, porque o fabricante tenta bloquear para apenas ser usado pelo sistema deles. Se utilizar o IP externo sem ser dedicado, lembre-se que se reiniciar o modem roteador da operadora poderá mudar o IP. Caso seja Provedor Local sempre será um IP externo dedicado compartilhado (pois terão outros usando o mesmo IP), mas em algum momento futuro, o provedor poderá mudar o IP do cliente por algum motivo de manutenção no link, colocando em outro link com outro IP. Alguns clientes contrataram o IP externo dedicado reservado apenas para eles.